Total de visualizações de página

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Nutrição adequada de potros é fundamental para desempenho futuro do animal.

Na criação de potros é essencial o foco na produção de um animal bem desenvolvido em musculatura e estrutura óssea, sem acumulo supérfluo de gordura de reserva, tendo um crescimento ótimo como ideal. Para tanto, é fundamental que os criadores procurem atender às características genéticas do potro, associando às boas condições de criação, e enfatizando a qualidade do regime alimentar, uma vez que toda carência ou desequilíbrio na nutrição pode acarretar atraso ou mesmo um golpe irreversível no desenvolvimento dos equinos.


A quantidade e a qualidade das proteínas corporais precisam ser adequadas para que o animal possa construir seus tecidos – sejam eles as fibras musculares, o epitélio intestinal, a pele, entre outros. Sendo assim, a carência desse componente, ou de certos aminoácidos indispensáveis, causa problemas gerais de saúde, como perda de apetite, imunodepressão, cansaço, agitação, crescimento lento, problemas reprodutivos.
O tecido ósseo é o primeiro a ser afetado pela carência de nutrientes, em razão de ser o mais precoce. A incidência de problemas ósseos nos potros e cavalos jovens testemunha a sequência de má nutrição nas diferentes criações, mesmo naquelas com linhagens superiores. Convém então, adaptar a alimentação quantitativa e qualitativamente ao potencial genético de crescimento e desenvolvimento dos tecidos magros de cada indivíduo. Isso refletirá em um excelente desenvolvimento ósseo e muscular a partir de uma idade precoce, permitindo que o potro entre nas primeiras competições em melhores condições e, inclusive, melhore seu desempenho quando adulto nas pistas de competição.

A velocidade de crescimento do potro, inicialmente, é muito elevada e por isso requer acompanhamento. Nas raças leves, o peso ao nascimento representa 10% do peso da égua e dobra em 35 dias. Durante o primeiro mês, o ganho de peso médio fica ao redor 1.500 gramas/dia, podendo atingir 1.800 gramas/dia nos indivíduos muito grandes. O ganho de peso está entre 1.200 e 1.300 gramas/dia no segundo mês e ao redor de 750 gramas/dia aos seis meses.

Ao nascer, estes animais já apresentam um crescimento linear apreciável, quando o potro possui cerca de 70% da altura de cernelha de um animal adulto, alcançando 95% de seu crescimento máximo aos 24 meses e 100% aos 60 meses, em média. O crescimento ou ganho de peso vivo é apreciado por um período determinado para calcular a velocidade de crescimento, e é, sobretudo, sensível ao nível energético da alimentação.

A total expressão do potencial genético, perceptível quando se tem uma alimentação perfeitamente equilibrada, traduz-se por uma curva ideal de crescimento com um ponto de inflexão diante da puberdade do animal. A curva pratica de crescimento se aproxima da curva ideal sempre que a égua é uma boa gestante e, ao final do aleitamento, ela foi uma boa mãe de leite. Quando a complementação concentrada – ração inicial – é insuficiente, ou quando a curva láctea da égua baixa rapidamente, sabendo-se que as necessidades do potro continuam aumentando, existe o distanciamento de uma curva da outra.

O maior fator deste distanciamento vem sempre após um desmame mal elaborado, onde o potro sofre frequentemente uma "crise de crescimento". Caso a subalimentação seja moderada ou transitória, ela provoca um baixo crescimento, que assim que se normalize a situação, possibilita uma recuperação rápida um pouco perto do ideal, fenômeno conhecido como ganho compensatório, e provoca apenas um certo retardo do crescimento. Se a subalimentação é mais grave, por um tempo maior, com crescimento fortemente reduzido ou mesmo estagnado, a recuperação posterior será incompleta e tamanho do animal estará diminuído de forma definitiva.

Atentando-se para estas demandas específicas, criadores encontram na suplementação nutricional uma forma de promover crescimento e desenvolvimento dos potros tido como ideal para sua performance nas atividades a que forem designados. A suplementação proporciona elementos responsáveis por uma eficiente absorção de todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento de uma estrutura corporal forte e potente, garantindo como resultado o surgimento de um animal veloz e competitivo, otimizando seu desempenho e ainda prevenindo a incidência de doenças.



SUBALIMENTAÇÃO
     Toda carência ou desequilíbrio da dieta acarreta um atraso ou mesmo uma situação irreversível no desenvolvimento do animal.
     Para os diferentes tecidos, o desenvolvimento máximo obtido em função da idade é, inicialmente, do sistema nervoso, e após, sucessivamente, do tecido ósseo, muscular e de gorduras de reserva.
      Este desenvolvimento está relacionado ao potencial genético máximo (em função de raça, origem, indivíduo e sua idade) e aos limites impostos pela disponibilidade e equilíbrio dos nutrientes indispensáveis.
      Assim, potros de éguas em regime hipoprotéico durante a lactação, mostram um menor desenvolvimento cerebral, confirmado por dificuldades de aprendizagem durante o adestramento.
      O tecido ósseo é o seguinte a ser afetado, em razão de ser o mais precoce. A incidência de problemas ósseos nos potros e cavalos jovens conseqüente a uma má nutrição, é facilmente perceptível em qualquer criação, mesmo naquelas com linhagens acima da média.
      A carência protéica para o potro, diminui o desenvolvimento muscular e mesmo ósseo.
     Uma carência energética afeta primeiramente as gorduras de reserva, depois os músculos da paleta e da garupa, ainda que o esqueleto tenha um desenvolvimento normal.
     Caso a subalimentação seja pequena e passageira, ela provoca um baixo crescimento, dando lugar, tão logo se normalize a situação, a uma recuperação rápida e um pouco perto do ideal, fenômeno conhecido como “ganho compensatório”. Trata-se de um “retardo do crescimento”. Há a possibilidade de recuperação quase total graças ao “desenvolvimento compensatório”, que ocorre com a correção rápida do regime alimentar.
      Se a subalimentação é mais grave, com crescimento fortemente reduzido ou mesmo estagnado, por um período prolongado, a recuperação posterior será incompleta e o tamanho do indivíduo estará diminuído definitivamente, mesmo que se eleve posteriormente o nível de dieta.
      Convém então adaptar a alimentação quantitativa e qualitativamente ao potencial genético de crescimento e desenvolvimento de cada indivíduo.
     
     SUPERALIMENTAÇÃO
     Os excessos, principalmente energéticos, também podem ser extremamente prejudiciais, pois predispõe o animal a Doenças Ortopédicas Desenvolvimentares (que englobam as epifisites), que podem comprometer a função futura do animal.
      O acesso ilimitado do potro a leguminosas de boa qualidade, como por ex. alfafa, e a um consumo excessivo de grãos, elevam consideravelmente a energia nutricional também predispondo a estas Doenças Ortopédicas Desenvolvimentares.
      Uma taxa de crescimento rápido não aumenta o tamanho do animal adulto, mas predispõe o animal a problemas ortopédicos.
     Nos desequilíbrios minerais causados por superalimentação, o potro corre o risco de alterar definitivamente um esqueleto bem desenvolvido e adequado. Isso é observado em alimentação com aveia (ou outro grão, como milho) em complemento exclusivo com as forragens usuais, onde não deve haver o melhor desenvolvimento atlético do potro, mesmo que ele tenha um excelente crescimento ponderal.
     A superalimentação é desaconselhável e perigosa. Ela não pode forçar ao desenvolvimento dos tecidos magros onde ele é limitado: pelos potenciais genéticos do indivíduo, pela idade e, pior ainda, pelos desequilíbrios alimentares que alteram o anabolismo protéico.
      Assim, os potros complementados exclusivamente com cereais, são expostos a deficiências em aminoácidos essenciais que restringem o crescimento ósseo e muscular, favorecendo a obesidade.
     


4 comentários:

  1. Cuidado hein!!! acho que você deveria colocar as referências dos seus textos, pois alguns valores podem sofrer variação, no mais ficou bonzinho

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo, agradeço seu comentário, continue acessando o blog. Mas na próximo comentário identifique-se. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Veio se tu nao gosto, pega e faz melhor entao...

    ResponderExcluir